Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ouvi dizer...

pela Pipoca que vai haver mais uma imitação do estrangeiro, na televisão portuguesa.

Acho que o programa é como a Project Runway, mas cá vai-se chamar Moda (quem teve esta brilhante ideia ahah?).

Daqui se vê que Portugal só sabe imitar, não sabe criar. Os ídolos, o achas que sabes dançar, entre outros, são só imitações da televisão estrangeira. O pior é que existe por aí pessoas muito capazes, e com muita imaginação, para criar programas made in Portugal, só que Portugal, como é óbvio, em vez de querer ser imitado, quer ser o imitador.

E isto leva-me até outro assunto...Os engenheiros, artistas, e outras pessoas capazes e excelentes na profissão que têm, fogem a sete pés de Portugal, quando lhes dão a minima oportunidade, porque no estrageiro dão-lhes trabalho que querem ter.

Cá valoriza-se os técnicos/engenheiros/artistas estrangeiros, quando temos pessoas nacionais prontas a trabalhar e tão boas, ou melhores.

Tenho uma prima, que foi trabalhar para a Noruega, e ganha muito mais que alguma vez poderia ganhar cá. Fez ela muito bem !!

Bem, este país, quando aproveitar o que têm e não imitar/usar ideias do estrangeiro, vai passar a ser mais desenvolvido e muito melhor economicamente !


Agora é esperar para ver como vai ser este Moda, porque se for como todos os programas imitadores da TV portuguesa, vai ser uma COISINHA DEPRIMENTE.

5 comentários:

margarida disse...

Não é só em Portugal que se imita os programas estrangeiros. Houve Ídolos um pouco por todo o mundo e o Achas que sabes dançar vai pelo mesmo caminho. Cá na Suécia não só os imitaram como ainda passavam os programas americanos na televisão.

p* disse...

Vim aqui parar pelo comentário no blog da Pipoca.
Se nós copiamos outros também o fazem!
Acredito que hajam estilistas/designers de moda criativos, originais e de boa qualidade em Portugal-afinal somos/eramos o país dos têxteis.
Esperar para ver! Se a apresentadora vai ter jeito, o Tim Gunn português vai aconselhar bem e o júri vai premiar quem merece será mais discutivel.
Quanto aos Ídolos-temos óptimos cantores. Os bailarinos existem uns muito bons no Achas que sabes dançar.
Portugal não tem tudo mal, tem é críticos demasiado críticos!
Acreditando (todos!) mais em nós, é que crescemos como povo, economicamente, etc, etc!

Já agora deixo aqui alguns talentos do nosso país (para além da Pipoca que escreve maravilhosamente e com um poder de observação e humor fora do comum!)

Designer de moda
http://amoresdetoquio.blogspot.com/para além de roupa faz outras coisas extra criativas.

Como designer de interiores
http://www.flickr.com/people/hippyxic/
ou
http://www.flickr.com/photos/xtmoveis/
mas também fazem outras coisas! criativas, muito! ;)

e podia fazer uma lista interminável de portugueses com bom gosto, criatividade, etc!

Blue Shirt Girl disse...

Eu nõ disse que portugal não tinha bons estilitas e criadores, muito pelo contrário, apenas disse que Portugal devia ser mais inovador no que faz!

Porque eu acredito que temos capacidades para isso .

p* disse...

Mas porque não aproveitar formatos de programas que até já foram testados para mostrar o que fazemos de bom? É que criar de raíz um programa é complicado, exige um enorme orçamento, etc...
Se fizeram um no género, arriscam se a serem acusados de plágio. Assim compram um bom formato, que já resultou e adaptam-no ao nosso país. Ficamos mesmo a ganhar! Conhecemos e divulgamos bons talentos, e torna-nos mais orgulhosos do que somos e do que fazemos.

Dizer para se inovar é fácil, fazê-lo é bem mais complicado, acredita! ;)

Blue Shirt Girl disse...

Paula F M,
concordo contigo, inovar é dificil. Também há outra coisa, por vezes Portugal não divulga os talentos, e isso também nos faz perder.